Impérios da Ilha Terceira

   Os Impérios que existem nas Ilhas e particularmente na  Terceira estão ligados ao culto do Divino Espírito Santo e às suas Irmandades. Julga-se que a sua propagação advém dos monges Franciscanos que foram os primeiros,a quando dos primeiros povoamentos a instalar-se nas ilhas.
     Cada irmandade estrutura-se em torno de um Império do Divino Espírito Santo, normalmente um pequeno edifício com arquitectura distinta em torno do qual se realizam as actividades do culto. A arquitectura dos Impérios varia grandemente de ilha para ilha, variando desde um simples telheiro no tardoz das igrejas na ilha de Santa Maria até capelas vistosamente ornadas e encimadas pela coroa imperial na ilha Terceira. Aos impérios está normalmente associada uma dispensa ou copeira, espaço destinado ao armazenamento dos adereços utilizados, dos víveres e vitualhas e para confecção e distribuição das funções e demais refeições rituais. 
    A irmandade constitui o núcleo organizacional do culto. É composta porirmãos, voluntariamente inscritos e consensualmente aceites, todos eles iguais em direitos e deveres. Embora haja notícia de antigas irmandades exclusivamente masculinas, desde há muito que homens e mulheres participam sem diferenças.
     As irmandades são de carácter territorial, constituindo-se como verdadeiras associações de vizinhos, agrupando famílias residentes numa mesma freguesia ou localidade, sem prejuízo de aceitarem irmãos residentes noutras localidades, desde que tenham vínculo de origem ou família à localidade onde se situa a irmandade. As irmandades têm um compromisso, mas em geral regem-se por regras consensuais, não escritas.
     Para cada celebração os irmãos escolhem um irmão responsável que recebe a designação de mordomo. A escolha é normalmente feita pela retirada de pelouros, bilhetes em papel onde é inscrito um nome, enrolados e colocados num saco ou chapéu, de onde são retirados por uma criança. A maioria das irmandades admite a existência de mordomos voluntário, que se oferecem a realizar a festa em resultado do cumprimento de promessa feita para recebimento de uma especial graça do Divino Espírito Santo. Ao mordomo cabe coordenar a recolha de fundos para a festa e coordenar a sua realização, sendo para tal efeito considerado a autoridade suprema a que todos os irmãos estão obrigados a estrita obediência. ( a continuar)

               Exemplos de Alguns Impérios
                 Império das Bicas de Cabo Verde
                    Império dos Biscoitos

                Império de Santa Bárbara
                Império das Doze Ribeiras
                Império da Serreta
                Império do Raminho
                Império dos Altares
                Império da Terra-Chã           

Comentários

  1. Olha Bárbara, na verdade essa arquitectura é mesmo uma beleza inaudita.

    ResponderEliminar
  2. Barbara, obrigada por colocar aqui toda essa informação sobre os Impérios. Sou descendente de moradores da Terceira com muito orgulho!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Receitas da Ilha Terceira

Lojas giras - retrosaria