Adenda ao post anterior - O Melro Preto

   Não era minha intenção, acreditem que não era! Não queria falar no Melro Preto, mas por uma questão de justiça e porque falei no outro, sabem, no Mitra, teria que fazer uma menção a este senhor, versão melhorada do primeiro! A Silveira é no verão o local social de topo, onde toda a gente que interessa ou que acha que interessa, vai para ver e ser vista! Quem nem costuma ir, por vezes passa a ir e ai, já se sabe, anda a controlar alguém ou quer que alguém em especial saíba que ele lá está. São movimentações complexas que para o comum incauto passam despercebidas mas, que para o autóctone batido nestas andanças é claramente percebido. Nada como ter um amigo terceirense perspicaz que te  introduza neste mundo complexo que é a sociedade angrense! Mas toda esta azafama social é sazonal, atinge o seu auge no mês de Agosto, quando a Terceira e a cidade de Angra em especial é invadida pelas chamadas "moscas de verão". Esta expressão maravilhosa, ouvi-a pela primeira vez dita pela minha amiga Clara e é verdadeiramente certeira. As moscas de verão aparecem normalmente em Agosto, vêm em torrentes massivas e enchem a cidade e a Silveira de rostos e corpos novos! São antigos residentes, familiares de residentes, amigos de familiares, amigos de amigos de familiares... toda esta movimentação enche a cidade de vida, dá nova cor, permite-nos ter ali, já, já ao virar da esquina, as caras bonitas da Caras ou da Flash! Organizam-se jantares para as moscas de verão, estes são decididamente os convidados de honra! A Silveira, já de si apinhada no verão, fica ainda mais apinhada e mais bonita, porque as moscas de verão são bonitas, tem a pronúncia da linha, a sua postura é cosmopolita, as suas exclamações são refinadas, até o bronzeado é mais uniforme, sei lá, têm qualquer coisa que as distingue dos comuns ilhéus!
   Mas... divago! Iniciei este post a querer falar no Melro Preto e acabo enrolada numa sucessão de ideias sobre as inefáveis moscas de verão! Contudo, um está ligado às outras! Explico-me:

   O Melro Preto é o garanhão de serviço da Silveira. É a personagem mais emblemática da dita para os assuntos ligados ao engate ou à tentativa de engate. O melro preto difere do mitra por vários aspectos: tem uma aparência agradável, apesar de já ter ultrapassado a meia centena de vida, é bem falante, educado e não eleva a voz; a abordagem é delicada mas igualmente eficaz! Fala sobre o tempo, fala sobre o mar, fala sobre as suas proezas natatórias, é adepto da ida diária ao caís dos soldados. Não faz perguntas demasiado intimas nem olha intrusivamente para o decote do nosso bikini! 
   O Melro Preto não se senta na toalha. No tempo que passa na Silveira, 10% é a nadar e 90% a tentar engatar. Vai andando pelo espaço, ora falando com um, ora com outro sempre com as antenas no ar e os olhos de águia em completa sintonia com todas as movimentações femininas. O melro  nota qualquer alteração, o seu olfacto fareja, a sua audição é apurada, não sofre de miopia e tem o sentido do tacto intacto! Consegue entrar com encanto num diálogo com uma primeira, acompanhar uma segunda com o olhar e ainda apreciar os trinados de voz de uma terceira. Nada lhe escapa! 
   O melro é um cavalheiro, é solicito e atencioso com as mulheres; não fala sobre politica ou futebol, assuntos que sabe iriam maçar as senhoras mas discorre perfeitamente sobre os efeitos das queimaduras solares, a utilidade dos cremes hidratantes ou mesmo a melhor forma de grelhar um peixe. O melro não tem opinião própria, lança o mote mas deixa que a interlocutora dirija o sentido do diálogo para aí, invariavelmente, concordar com ela. O melro é um conciliador de opiniões, nunca discorda ou, livre-se ele, critica! O melro vive para seduzir, nunca para arrediar!
   O verão é a sua estação preferida! No inverno, o sexo feminino é escasso e nem sempre da melhor qualidade, o Melro Preto sente-se defraudado e não engata com tanto entusiasmo! No verão, pelo contrário, sente-se em casa e a sua disposição é muito mais alegre! Vê-se na sua forma de abordagem, é muito mais criativo e inovador! Não vem com tácticas batidas de engate, supera-se a cada nova abordagem, os seus fracassos não o desmotivam, tem esta grande qualidade, é positivo e optimista! Não vê nele qualquer defeito, tem um amor profundo por si próprio, surpreende-se a cada investida falhada, fica perplexo com a aparente cegueira feminina mas não esmorece, é perseverante e tenaz!
   O Melro Preto não engata ninguém, no sentido tradicional do termo, raramente leva uma mulher para a cama, a sua média de engates concretizados é humilhante, mas este passaroco não quer saber, enquanto há vida há esperança e o melro é um batalhador nato, vive para servir o sexo fraco, ama as mulheres do coração, acredita que tem uma missão! Infelizmente é o único a acreditar!


Comentários

  1. Apesar da tua descrição do ambiente social da Silveira ser relativamente divertida, pessoalmente não o suporto. A Silveira é excelente como local para tomar banho, mas aquela gente toda sufoca-me. Só de olhar cá de cima para aquele tsunami de queques, desato a correr e só paro em S. Bartolomeu. É uma boa motivação para os treinos.
    Julgo que não terei tido ainda o privilégio de conhecer essa figura.

    ResponderEliminar
  2. A nossa Silveira, é só nossa no inverno! No verão é esquecê-la! Um dia apresento-te o personagem!

    ResponderEliminar
  3. Outro dia descobri uma fotografia nossa bem gira, na Silveira. Hei-de metê-la no scanner para te enviar. Embora não corra tanto como o Zé Maria, tb tenho tendênciaa evitar tal poiso.Mas gosto de melros pretos,quase tanto como de pardais...dos literalmente emplumados,diga-se.Adoro aquele seu arzinho atrevido de quem é só pardo por fora. Escutam e atentam como poucos...tb seriambem capazes de fazer umas crónicas assim bem giras.

    ResponderEliminar
  4. Por favor manda essa foto, estou curiosa! Tb curiosa de conhecer esse pardal emplumado quase tão interessante como o meu melro preto!

    ResponderEliminar
  5. Estou nos Biscoitos agora.Kd for para baixo,envio-te a foto. E quanto aos pardais, não era metáfora.Acho mesmo piada aos pardais. Parecem putos espertos, assim uma espécie de capitães da areia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Receitas da Ilha Terceira

Lojas giras - retrosaria