Auschwitz - para que nunca se esqueça!


Auschwitz I
"O trabalho liberta"






Câmara de gás

Forno crematório (sala imediatamente ao lado da câmara de gás. Os alemães sempre altamente práticos)


Cada prisioneiro aprendia muito rapidamente que era importante passar despercebido; não levantar o olhar, não transparecer uma emoção, um lampejo de raiva, de dor, de indignação, o comportamento volátil e imprevisível dos soldados e oficiais alemães tornava a existência de cada um como um jogo de dados. A sorte ou o azar ditou o destino de muitos. Os castigos, se o prisioneiro tinha sorte de não ser sumariamente fuzilado, podiam passar por ser encerrado num espaço exíguo junto com outros com igual sorte, durante uma noite, de tal forma exíguo que, de manhã, na abertura do buraco nem todos estavam vivos. 
O trabalho da maioria era ao ar livre a vários km do campo, com sol abrasador ou temperaturas de -20 ou 30 graus, sem um agasalho ou um abrigo. Sobreviviam os que tinham um espírito teimoso e um corpo que se alimentava de algo mais do que simples comida. 
A cantina dos oficiais do campo situava-se a 10 metros das câmaras de gás: enquanto seres humanos morriam às mãos de outros seres humanos, estes comiam e bebiam e soltavam as suas gargalhadas alheados do sofrimento causado. A indiferença!



Zona dos fuzilamentos (muitas vezes precedidos por torturas, das quais a mais recorrente era a de suspenderem o prisioneiro pelos pulsos atados atrás das costas o que acabava por provocar o deslocamento total dos ombros)


Guarita do soldado para se abrigar da chuva. Os prisioneiros artistas (os que sabiam musica) eram "convidados" a integrar um grupo de músicos que tocavam peças de animo patriótico para levantar a moral. Muitos oficiais das SS eram melómanos e a orquestra servia os seus intentos. Ouvia-se musica clássica, com Wagner à cabeça, no caminho para a morte. 

Os prisioneiros desprovidos de todos os seus bens e de toda a sua dignidade eram obrigados a trabalhar jornadas de doze horas; o seu trabalho (os que conseguiam ainda trabalhar) contribuía para o esforço de guerra. Os seus cabelos, rapados logo à chegada serviam para fabrico de sabonetes. Marcados com tatuagens onde um número lhes tirava qualquer réstia de humanidade, marcados como gado. Os dentes de oiro eram extraídos, todos os seus valores eram confiscados, a sua marmita da comida, pouca, rala, água com alguns legumes e um pedaço de pão diário era o seu bem mais precioso. Também à chegada era feita uma triagem, no início, Auschwitz I só recebia prisioneiros homens, posteriormente também mulheres e crianças. Na triagem inicial e quando já a solução final tinha sido adoptada, mal saiam dos comboios, onde se tinham amontoados como animais, por vezes durante dias, em condições de frio ou de calor incomportáveis, e de onde já alguns não saiam vivos, eram encaminhados para duas filas. A da esquerda era constituída quase exclusivamente de mulheres, velhos e crianças pequenas que eram conduzidos directamente para as câmaras de gás onde lhes diziam que iriam ser desinfectados e portanto lavados e os mandavam despir-se. Fechadas as portas estanques e lançadas as latas de pesticida pelas aberturas no tecto das câmaras, a morte era em tortura e sofrimento, muitas pessoas, as mais fortes demoravam entre 15 a 20 minutos para morrerem.  

Os homens, os que aparentavam mais força física eram conduzidos para a direita, para uma vida de trabalho em morte lenta e dolorosa. Se morriam eram rapidamente substituídos, a vida humana valia tanto quanto um prato de sopa. 


Os kapos, prisioneiros com privilégios asseguravam, em grande parte, o controlo dos outros prisioneiros, e na sua ânsia de assegurarem também a sua sobrevivência, tornaram-se verdadeiros carrascos: denunciavam, delatavam, castigavam e roubavam. Na miséria extrema do campo tinham as funções que nenhum soldado desejava, lidavam de perto com os prisioneiros e asseguravam o funcionamento dos fornos crematórios. Tinham uma ração melhorada, dormiam em melhores condições e tinham roupa reforçada. 



Rudolf Höss foi o comandante do campo durante dois anos e após a rendição da Alemanha, um tribunal polaco acusou-o de ter sido o responsável pela morte de 3 milhões de pessoas ao que este respondeu friamente que não, era responsável pela morte de 2,5 milhões, uma vez que os outros 500 mil tinham morrido devido à fome e às doenças. Foi condenado à morte e enforcado a 16 de Abril junto aos fornos crematórios do campo. 
Segundo consta, e dado que a casa que habitava era contigua ao campo, separada apenas pelo arame farpado, os 5 filhos brincavam paredes meias com todo o sofrimento e maldade à frente dos seus olhos. 




Edifício principal de Auschwitz II- Birkenau



A via férrea infame que conduzia intermináveis comboios à linha final, do qual só saiam vivos, os mais fortes, os mais saudáveis ou aqueles que por um conjunto de circunstâncias foram os de maior sorte. 

Latrinas públicas (uma por fileira de casernas. Em cada fileira existem à volta de 15 casernas. Cada caserna "acolhia" 800 prisioneiros que dormiam em beliches de 3 ou 4 níveis, onde se acotovelavam por níveis, cerca de 8 prisioneiros).
As latrinas públicas eram muito cobiçadas como trabalho por vários motivos, todos eles a ver com a sobrevivência do prisioneiro: era um local quente no inverno, no início as latrinas eram despejadas à mão, o calor dos dejectos humanos eram acolhidos como uma forma de se manterem quentes; nas latrinas os soldados não se atreviam a entrar receosos das doenças, os prisioneiros não tinham esses pruridos; era um local de transacção dos bens escassos, uns sapatos por um pedaço de pão, uma manta rota e cheia de percevejos por um sabonete. 


De grande parte de Auschwitz II restam apenas umas poucas fileiras de casernas de madeira, e os desenhos das implantações das restantes, com um forno de aquecimento (que nunca se acendia), único artefacto em tijolo. 



Os dois fornos crematórios de Auschwitz foram destruídos antes da libertação do campo. Apenas se mantiveram integras as câmaras de gás do campo Auschwitz I bem como os seus fornos crematórios. 


Latas vazias de Zyclon -B, pesticida usado pelos alemães, no início para desinfestação de piolhos e evitar a febre tifóide. A partir do momento em que os alemães adoptaram a solução final, este pesticida, constituído fundamentalmente por ácido cianídrico, cloro e nitrogénio, foi a ferramenta da morte de milhoes de seres humanos. Em Auschwitz, apesar dos números não serem absolutamente certos, estima-se que à volta de 1.500.000 seres foram mortos quer por fulizamento, quer através deste processo de envenenamento quer através de fome e doenças. Desses, 90% eram judeus!
As cobaias para o início deste método de morte massiva foram 300 soldados russos capturados pelos alemães. Nestes foram experimentadas doses a fim de saberem qual a quantidade necessária e suficiente para matar um ser humanos. Além de práticos, os alemães eram também poupados.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Receitas da Ilha Terceira

Lojas giras - retrosaria