Dia do Pão por Deus

   O prometido é devido! Tinha prometido ao Guilherme que iria com ele, no dia 1 de Novembro pedir o "Pão por Deus"! Aqui, na Terceira é uma tradição muito viva e sendo assim tínhamos que a cumprir! Logo de manhã depositei numa marmita os rebuçados que comprei para dar aos meninos que viessem bater à minha porta e preparei-me para os receber; vieram aos grupos, alguns de sete e oito elementos e com os seus saquinhos coloridos, alguns lindíssimos! Gui pronto para a acção e lá fomos nós com a Minerva à trela cumprir esta tradição tão bonita: em todas as portas que batemos as pessoas já tinham as guloseimas preparadas e sempre com um sorriso; lembro-me que quando eu pedia nem sempre nos davam alguma coisa! Aproveitámos o percurso passar pelo cemitério da freguesia e fomos visitá-lo aproveitando para explicar ao meu filho mais novo a tradição do Dia de Todos os Santos ou dos Finados! Este cemitério é muito diferente de todos os outros que já visitei: muita relva e flores naturais plantadas nas próprias campas, poucas lápides portanto, não tem aquele ar lúgubre e mórbido em excesso! Logo ali colado ao cemitério fica a igreja da Terra-Chã com a missa quase a começar e estando o Sr Padre à porta a cumprimentar os paroquianos! Pareceu-me muito simpático, um dia destes vou à missa para tentar perceber a "onda" deste sacerdote!







Comentários

  1. Os meus parabéns pelo post tão bonito. Encheu-me de saudade de casa e desta rica tradição.
    Eram tempos muito bonitos onde a minha mãe tinha o costume de fazer uma sacola todos os anos para o dia do Pão por Deus.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que através do meu post pôde reviver esses momentos! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Receitas da Ilha Terceira

Lojas giras - retrosaria